domingo, 16 de outubro de 2011

Ministério publica cartilha em formato acessível para pessoas com deficiência visual

Para promover a acessibilidade das cartilhas de Padrões Web em Governo Eletrônico (e-PWG), a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI) as disponibilizou, em formato HTML, no Portal do Governo Eletrônico. Com a publicação nesse formato, pessoas com deficiência visual podem ter acesso ao conteúdo por meio de softwares leitores de tela. Anteriormente, as cartilhas estavam publicadas somente em formato PDF.
As cartilhas contém recomendações de práticas com o objetivo de aprimorar a comunicação e o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelos órgãos do governo federal.
As orientações dos Padrões Web de Governo eletrônico estabelecem modelos de qualidade de uso, desenho, arquitetura de informação e navegação; consolidam a acessibilidade; e criam artefatos de acordo com os padrões estabelecidos pelo Consórcio Internacional de Padrões da Web (W3C).
A disponibilização das cartilhas em formato HTML garante, ainda, uma melhor leitura dos documentos em dispositivos móveis, como celulares smartphones e tablets.
Entre os documentos disponíveis para os cidadãos estão: cartilha de codificação, guia de administração, cartilha de usabilidade e cartilha de redação web. A cartilha de desenho e arquitetura de conteúdo e os modelos e arquivos-base serão publicados em breve no Portal do Governo Eletrônico.
Informações e dúvidas sobre os Padrões Web e-GOV podem ser enviadas para o seguinte endereço eletrônico: padroesegov@planejamento.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário