domingo, 16 de outubro de 2011

Governo disponibiliza software para deficientes visuais

Para auxiliar na inclusão de pessoas com deficiência, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) tem trabalhado no desenvolvimento de sistemas especializados nas necessidades deste público. Pessoas com deficiência visual, por exemplo, já podem baixar gratuitamente o programa Liane TTS. Baseado em software livre, a ferramenta permite que pessoas cegas ou com baixa visão usar o computador com facilidade ao transformar texto em áudio.
O próximo desafio do Serpro, de acordo com seu presidente Marcos Mazoni, é o desenvolvimento de um sintetizador de voz para a plataforma de celulares e tablets. "Temos a obrigação de fazer isso, de viabilizar o acesso das pessoas aos direitos, bens e serviços, independente das suas capacidades físicas, motoras, perceptivas e condições sociais e culturais".
De acordo com o Serpro, o Liane TTS levou cerca de três anos para ser desenvolvido e é resultado de uma parceria entre o Serviço de Tecnologia de Dados e o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os arquivos de instalação e os manuais de utilização do Liane TTS estão disponíveis para download aqui. O programa pode ser baixado gratuitamente nas versões dos sistemas operacionais Windows e Linux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário