quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Criança com deficiência visual pode enxergar melhor com ajuda do iPad

A interatividade, som e cor do aparelho são muito mais atraentes para as crianças
O iPad pode ajudar a melhorar as vidas e perspectivas de crianças com deficiência visual cortical (DVC) - doença neurológica severa resultante de danos cerebrais e que impede seus portadores de processarem informações visuais. É em que acredita um pesquisador da Universidade do Kansas.

"Testamos 15 crianças e ficamos absolutamente chocados. Crianças que geralmente não olhavam para as pessoas, não respondiam a objetos ou respondiam de forma muito repetitiva, ficaram completamente entretidas com o iPad. Foi uma experiência maravilhosa", disse o professor pesquisador assistente da universidade Muriel Saunders.

Com a tela brilhante, o iPad é uma espécie de réplica de uma caixa de luz - geralmente usada no tratamento da doença - mas sua interatividade, som e cor são muito mais atraentes para as crianças. A perspectiva de uso do aparelho a se espalhar pela web, mas nenhuma pesquisa formal foi feita ainda. Uma intervenção precoce em crianças com DVC pode ajudá-las a ter uma visão melhor à medida em que crescem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário