domingo, 16 de outubro de 2011

Amigos perderam a visão na fase adulta

 deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão. Existe a cegueira, que é a perda total da visão ou a pouca capacidade de enxergar, o que leva à necessidade do sistema braile como meio de leitura e escrita, e a baixa visão, que é o comprometimento visual dos olhos, mesmo depois de tratamento de correção. As pessoas com baixa visão podem ler textos impressos ampliados ou com uso de recursos óticos especiais. Dona Luci e seu Mário são cegos de fato, mas enxergaram até a fase adulta.
Os dois são aposentados, mas além de freqüentar a Apadevi, praticam várias atividades. A entidade atende 195 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, com aulas de Soroban (equipamento japonês de cálculos) e a escrita braile. Recentemente a Apadevi foi contemplada através do projeto Criança Esperança, promovido pela Rede Globo, e ganhou dez computadores adaptados para o uso dos deficientes visuais.
“Quando a gente fala nos cegos, parece um universo pequeno de pessoas, mas não podemos esquecer que eles são consumidores potenciais e tem os mesmos direitos de quem enxerga”, destaca a diretora da Apadevi, Cilmara Buss de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário