sexta-feira, 21 de outubro de 2011

INT apresenta mural braile na Semana Nacional de C&T

Um mural eletrônico voltado para a inclusão social de pessoas com deficiência visual ou auditiva será destaque no estande do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) na Tenda da Ciência de Petrópolis (RJ), integrando as atividades da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia 2011. A atração estará aberta aos visitantes nos dias 17 a 20, com entrada gratuita, no campus do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI).

Desenvolvido pela área de Gestão da Produção do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/ MCTI), o Mural Eletrônico Braille apresenta texto nessa linguagem destinada a pessoas com deficiência visual, juntamente com o detalhamento sonoro da informação. Para as pessoas com deficiência auditiva, a ferramenta tem o reforço da interpretação em libras (linguagem de surdos e mudos), sendo acionada pelo programa Sigesc AVA. O aparelho integra o projeto Escola Inclusiva, que desenvolve tecnologias de acessibilidade na rede pública de ensino do município de Niterói.

Os visitantes do estande do INT na tenda de Petrópolis poderão ainda participar do Quiz Tecnológico, um jogo interativo de perguntas e respostas contendo informações históricas e atuais sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, com foco na atuação do Instituto. Destinado principalmente a estudantes, a partir da segunda fase do ensino fundamental, a atividade possui três níveis de dificuldade e envolve cinco participantes por vez, que escolhem eletronicamente as opções mostradas na tela.

A programação da Semana Nacional de C&T do INT, também inclui uma palestra especial do ciclo Terças Tecnológicas, no dia 18, no Rio de Janeiro. Fazendo referência ao tema central da semana – “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco” – o evento abordará propulsão elétrica e mobilidade urbana no Rio de Janeiro, mostrando alternativas para o uso de energias limpas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário