quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A Deficiência a impulsionou ser Luz para os outros

Atendendo um pedido da CENPE (Coordenadoria de Educação e Normas Pedagógicas) no ano de 1989, Marlene aceitou o convite para atuar como Educadora na classe especial para deficientes visuais no Município de Ribeirão Preto (SP), na Escola Estadual Professor Cid de Oliveira Leite, convite este levando-se em conta que os profissionais da área da deficiência visual da cidade já haviam se aposentado, e que necessitavam de alguém qualificado para substituí-los encontrando esse perfil na educadora Marlene para assumir a educação de deficientes visuais dessa cidade e efetivar o processo de inclusão.
Após receber o convite, Marlene, ao perceber o resultado positivo de seu trabalho na cidade de Lorena, sentiu o desejo de voltar a viver mais próxima de seus familiares e de poder realizar um outro sonho acalentado durante anos: poder desenvolver um trabalho diferenciado em sua região que atendesse às necessidades das pessoas com deficiência visual, no qual pudesse servir a Deus através de seu próximo. Com vistas a esse desejo, veio para Ribeirão Preto.
Após ter se transferido para Ribeirão Preto, Marlene realiza mais um curso superior se especializa em psicopedagogia na Universidade de Franca (UNIFRAN), concluindo em 1995.
Assim sendo, no ano de 1990, teve início seu trabalho na nova cidade, indo trabalhar na E.E. Prof. Cid de Oliveira Leite, onde novamente teve de superar barreiras na sua adaptação e pela aceitação dos alunos, pais de toda comunidade educacional, pois era a primeira vez que Ribeirão Preto contava com uma professora cega na rede estadual de ensino. Mas isso foi superado e logo seu trabalho passou a ser admirado, respeitado, e reconhecido, por sua iniciativa que se introduziram trabalhos extra-classe como educação física adaptada, datilografia, iniciação à língua inglesa, canto, violão, teclado entre outras atividades que facilitassem a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Um ano depois de ter chegado à cidade de Ribeirão Preto em 1991, Marlene prestou concurso na prefeitura local para professora, tendo sido aprovada e posteriormente ingressado no Centro de Educação Especial e Ensino Fundamental Egydio Pedreschi, no qual atua até os dias de hoje.
Marlene é professora da sala de recursos para deficientes visuais da rede Estadual e Municipal de ensino de Ribeirão Preto onde trabalha com a alfabetização pelo sistema Braille e/ou escrita ampliada e também na orientação dos profissionais docentes para exercerem seu papel junto às crianças e adolescentes com deficiência visual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário