segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ALEAM homenageia deficiente visual com Sessão Especial no Amazonas

 


ALEAM homenageia deficiente visual com Sessão Especial

Os 25 anos da Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas (Advam) foram comemorados hoje (11) no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), com um Sessão Especial de autoria do deputado estadual Marcelo Ramos (PSB). A homenagem contou com a presença de representantes do governo e dos deficientes visuais.

O presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas (Advam), José Wallace Rodrigues Ferreira, que recebeu um diploma de honra ao mérito das mãos dos deputados Marcelo Ramos e Abdala Fraxe (PTN) pelo trabalho realizado a frente da entidade, falou da importância da associação para os deficientes e sua atuação no processo de inclusão.

Segundo José Wallace, o direito ao Passe Livre no transporte urbano, inclusão no mercado de trabalho, criação do projeto Esporte a Todos e direito à carteira de associado, são algumas conquistas obtidas pelos associados da Advam, criada em 11 de outubro de 1986 por um grupo de deficientes visuais e professores.

O presidente da Advam informou que alguns deficientes começaram a participar de congressos de deficientes visuais fora do Estado e dessa forma surgiu à necessidade de se criar um entidade com o mesmo objetivo aqui no Amazonas. “Desde então, muita coisa mudou. As autoridades estão mais sensíveis aos problemas dos deficientes, mas precisamos de mais pisos táteis e semáforos sonoros nas ruas da cidade”, disse.

A maior conquista apontada por José Wallace foi a criação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) pelo governador Omar Aziz, em março deste ano. A representante da Seped, Sheila Campos, disse que está sendo feito um trabalho de acessibilidade aos deficientes visuais, auditivos e físicos.

O Dia Municipal do Deficiente Visual, lei aprovada na Prefeitura de Manaus pelo vereador Antonio Carijó, foi apontada pelo homenageado como conquista. “O drama de uma pessoa que nasce sem a visão, ou a perde no decorrer da existência, é grande, por isso temos que mostrar a ela que a vida não acabou e que há caminhos a trilhar”, mencionou.

Segundo José Wallace, a maior conquista da Advam, que hoje possui 1.800 associados, é fazer com que um deficiente visual se integre na sociedade e que possa ter o direito de estudar e trabalhar. “Muitas vezes o deficiente precisa apenas saber que pode viver sem visão e a sociedade precisa ajudá-lo a se integrar”, cobrou.

Deficit

Na opinião de Marcelo Ramos, o Amazonas tem um déficit muito grande para com todas as pessoas portadoras de deficiência, em especial os de deficiência visual. “Normalmente quando se fala em acessibilidade se discute rampas, elevadores, mas não se discute mecanismos de áudio em paradas de ônibus e em sinais de trânsito. Aproveitando os 25 anos da Advam, essa é uma oportunidade de debater e do Estado criar políticas para pagar essa conta que tem com os deficientes visuais do Amazonas formado por quase 30 mil pessoas”, destacou.

Os deputados Conceição Sampaio (PP), José Ricardo (PT) e Abdala Fraxe ressaltaram a importância do trabalho da Advam e defenderam a necessidade do deficiente visual de ir e vir, como determina a Constituição. “Essa dignidade humana precisa ser inserida dentro de um estado democrático de direito para todos”, defendeu Conceição.

José Ricardo defendeu que a Seped precisa ser voz no governo, participar e ouvir as entidades. “Essa secretaria precisa ajudar a fortalecer essas instituições que atuam com deficientes”, disse, enquanto isso a deputada estadual Vera Lucia Castelo Branco (PTB) propôs a criação de uma biblioteca para deficientes na Advam.

A representante da Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos, Rosangela Bentes, disse que o deficiente visual designado tem muito mais a oferecer a sociedade do que se imagina, por se tratar de pessoas que passam a ter uma nova forma de ver a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário