terça-feira, 18 de outubro de 2011

Esporte sem preconceito

Ação de integração entre deficientes visuais serve de ideia para criar a seleção cratense de futsal para cegos
Para integrar socialmente os deficientes visuais do Crato e sensibilizar as famílias, o Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) organizou o I Torneio de Futsal Para Cegos. Os integrantes da Seleção Maranhense de Futsal para Cegos e da Associação dos Deficientes Visuais do Maranhão se enfrentaram na noite de segunda-feira, na Quadra do Bicentenário.

Durante a partida, os jogadores dois times mostraram que no esporte não há limites e serviram de exemplo para os cegos que ainda sofrem preconceito. No Cariri, ainda não existe nenhuma seleção de jogadores com esse tipo de deficiência.

Porém, após o jogo, o Centro Educativo de Apoio às Pessoas com Deficiência Visual planeja formar a primeira seleção cratense de Futsal para cegos. De acordo com o fiscal da instituição, Antônio Rosa da Silva, a iniciativa estimulou quem não acreditava que os cegos também podem jogar bola. "É importante que no esporte e no mercado de trabalho os cegos sejam incluídos".

Quem esteve abrilhantando o jogo foi o vice-campeão Brasileiro na Copa Brasil, Marcos Rogério. Ele irá participar do Parapan-americano que será realizado no México no próximo mês de novembro. Marcos revela que o futsal foi essencial no seu processo inclusão. "Para mim é importante estar na seleção. Vou lutar por uma medalha de ouro para o Brasil", revela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário