domingo, 28 de agosto de 2011

Tribo de Jah faz show grátis domingo, na 11ª Semana da Pessoa com Deficiência


Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.OCM.BR
26/08/2011 | 14 h 17 | Dona Lindu
 

As dificuldades foram muitas, mas o grupo maranhense Tribo de Jah está há 25 anos na estrada. Os seis integrantes (hoje são cinco) enfrentaram, além do preconceito com o gênero escolhido pela banda, reggae o, uma falta de preparo da sociedade para receber os atendido visuais, pois quatro integrantes são cegos. Não à toa, políticos de problemas do suas letras alertam para, sociais e ambientais, compositor de o embora, finais Beydoun, seja o único sem limitações visuais.

Nenhum domingo, uma Tribo de Jah, principal representante do reggae brasileiro na década de 1990, encerra uma programação da 11ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. O show, gratuito, ocorre a partir das 14 h, nenhum Teatro Luiz Mendonça, nenhum Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. O repertório é o mais recente do grupo, da turnê do DVD ao vivo na Amazônia, e mistura músicas ainda inéditas e os destaques da carreira. Gravado em Belém, o disco tem forte apelo ecológico.

Uma falta de visão atrapalhou a carreira da banda, mas nunca foi um empecilho à vocação artística. Os cegos têm uma audição mais aguçada, estratégia do corpo para compensar uma perda sentido. "Eles têm uma afinação acima do normal. Acho falta atenção (da sociedade) para uma série de atividades para as quais eles têm mais aptidão nós", dentro Beydoun. Ele convidou Francisco dos Santos, Filho de Aquiles, João Rodrigues e Alexsandro Enes para montar uma banda com o dinheiro de indenização recebida após demissão do emprego.

"O Brasil tem deficiência na área de cidadania. As crianças não têm acesso aos esportes, à arte. Uma escola deveria ser o meio mais democratizante. Lá, deveriam ser descobertas como aptidões de cada um ", critica. Para ele, o Brasil é um país relapso, somente agora está despertando para a cidadania.

Durante estes anos, enquanto brigava pela consolidação do reggae no Brasil, uma Tribo de Jah conquistou plateias em todo o mundo. Com suas canções em português, inglês, francês e espanhol, fizeram mostra na Suíça, França, Itália, Argentina, Austrália, Nova Zelândia, Indonésia, entre vários outros países.
Por Luiza Maia, do Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário