domingo, 28 de agosto de 2011

Judoca do Ama traz medalha do Gran Pix Brasileiro

A equipe do projeto de extensão Ama (Atividades Motoras Adaptadas) do curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar, Campus Cianorte, tem mais um motivo para comemorar. Constantemente seus atletas se destacam nas competições em que participam e, agora, foi a vez do judoca Tiago Eidi Hayashi.

Tiago Eidi Hayashi, que é deficiente visual, participou da 1ª Etapa do Gran Pix Infraero de Judô Adaptado para Deficientes Visuais, realizado em Goiânia/GO, no Ginásio do Rio Vermelho. Organizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, o torneio reuniu os principais judocas do país nas modalidades masculina e feminina. Foram cinco categorias de disputa: ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio e médio.

Com apenas dois meses de treinamento, Tiago Hayashi fez bonito e conquistou a terceira colocação na categoria ‘ligeiro’, após disputar com cinco judocas. “Começamos treinar o atleta há apenas dois meses; nem esperávamos um resultado tão bom assim, nem tão rápido. Porém, conseguimos. Mas, é bom frisar, isso se deve à dedicação de Tiago e de seu técnico, Antônio Sérgio Tomasausk, nosso aluno de Educação Física”, diz o coordenador do curso, professor Ricardo Carminato.

Para Tomasausk, Tiago tem um potencial enorme: “Acredito que dentro de pouco tempo ele estará entre os melhores do país, porque tem muita garra e disciplina; estou contente em ter a oportunidade de trabalhar em um projeto de extensão tão importante. Isso me abre os olhos para o futuro”. Tiago diz estar gratificado com a chance de participar do AMA: “Vou aproveitar ao máximo essa oportunidade que a Unipar está me dando. Vou batalhar para ser o melhor”. Agora o judoca se prepara para a próxima etapa, que acontecerá em dezembro em São Paulo.

O projeto Cianorte foi contemplado com o Ama (Atividades Motoras Adaptadas) em 2007, onde segue sob a batuta do coordenador do curso, professor Ricardo Carminato. O projeto, que atende pessoas desde os 6 meses de idade, tem por meta a inclusão e a promoção do bem-estar pela prática de atividade física. Com viés diferente em cada Campus, o projeto atende centenas, colaborando na melhoria da qualidade de vida.

Em Cianorte, atualmente, o projeto atende 150 pessoas. Handebol em cadeira de rodas, bocha adaptada, estimulação precoce e hidroginástica compõem o programa de atividades. Cerca de 20 estudantes da graduação participam ativamente do projeto, auxiliando nas atividades. “Também temos parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, que apoia a equipe de handebol em cadeira de rodas e da hidroginástica para terceira idade”, informa Carminato, lembrando que trabalham juntos, também, com associações de deficientes, clubes e projetos de terceira idade.

O AMA também incentiva e investe em competições: “Temos o Handebol em Cadeira de Rodas que, além de ser o atual campeão paranaense, também foi campeão brasileiro no ano passado”, orgulha-se o professor, que é o técnico da equipe. “Temos seis atletas na seleção brasileira, que no ano passado foi campeã sul-americana em Buenos Aires... Nossa maior satisfação é ver a alegria contagiante e o progresso dos participantes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário