segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cronograma nas escolas está identificando alunos com dificuldades visuais



Testículos de visão são o primeiro passo para o atendimento Foto: Josiany Ohde/PMQB
Um trabalho que já existe nenhum brasileiro está sendo ampliado através do Projeto Olhar Brasil, uma parceria das secretarias de Saúde e Educação com o Governo do Estado, está fazendo o roteamento de alunos com dificuldades visuais ao oftalmologista. Nesta semana, um professora de Reeducação Visual do Centro de Atendimento Especializado aos atendido Visuais (CAEDV), Marilena Favoreto, esteve na Escola Municipal Ernesto Milani, com agentes comunitárias de Saúde, agitar para um cronograma de alunos apresentam alguns sintomas específicos.
Dores de cabeça, desatenção, lacrimações e olhos irritados estão na lista de indícios podem apontar dificuldades na visão. Sintomas que as próprias professoras têm analisado em sala. Como crianças encaminhadas à cronograma passam pelos testículos de escala optométrica decimal, o Snellen (avalia a visão de longe), e o teste de Joager (avalia a visão para perto).
"Na cronograma observamos se há ou não dificuldades de visão. Em caso afirmativo, encaminhamos ao médico, e este sim dará o diagnóstico ", contou uma professora. Como visitas da equipe para cronograma dos alunos já aconteceram em outras escolas, como um Izair Lago e um Devanira Ferreira Alves, e devem ocorrer em toda a rede municipal de ensino. Como consultas com o oftalmologista estão marcadas para o dia 2 de setembro nenhum Hospital Angelina Caron, é credenciado nenhum projeto.
Nos casos em forem diagnosticadas como dificuldades de visão, como crianças receberão óculos e atendimento sem CAEDV, para reeducação visual. Um u.s. de Educação, Maria Rodrigues, garante que uma ação é importante para o aprendizado em sala.
"Um aluno com dificuldade de enxergar terá um rendimento muito menor, não vai conseguir interagir em sala, nem desenvolver o aprendizado como uma criança enxerga perfeitamente. Estamos abraçando este projeto com a Saúde para garantir uma educação efetiva e de qualidade, como o prefeito Loreno Tolardo defende e prioriza ", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário