domingo, 28 de agosto de 2011

Cego quer entrar na faculdade

27/08/2011
O aposentado Geraldo Pereira tem 65 anos e há 14 perdeu uma visão vítima de um glaucoma (pressão nos olhos), situação mudou sua vida. Com passar o tempo a vida lhe impôs alguns desafios, e um um um superados de foram eles. Para chegar á algum destino depende de uma bengala, mas nem sempre o espaço destinado aos atendido visuais e respeitado. Motos invadem as calçadas, obrigando o desvio da rota e uso de outras alternativas.
Natural de Geraldo de Colatina (ES) sempre foi dedicado aos estudos, lição aprendeu com os pais ainda pequeno. Carisma e internacionales, são atributos na vida de um homem de infância pobre, não se conformou uma deficiência, e buscou novos horizontes.
Diante de tantas dificuldades, a vida lhe trouxe novos ensinamentos, e sabedoria para enfrentar um nova realidade. Realidade essa começou no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) onde concluiu o ensino médio não ano passado. Atualmente nove alunos continuam estudando, desistiram de cinco.
"Para nós não enxergamos tudo é mais difícil, mas não impossível. O primeiro da UE já dei, foi acreditar em meu sonho, e acima de tudo darmos vida a eles. Quando comecei a estudar, não pensei nas dificuldade, e sim nas possibilidades viriam", disse Geraldo Pereira, aposentado.
Uma última conquista de Geraldo foi ser aprovado em um vestibular de Assistência Social. O desejo de concluir um curso de graduação, pode não acontecer. Sem renda ele não tem como arcar com as despesas, a matrícula e a primeira mensalidade somam mais de R$ 1 mil. Recurso inviabiliza seu ingresso na faculdade.
"Se as pessoas quiseram me ajudar a realizar esse sonho ficarei muito grato. Hoje UE apresento dois programas em emissoras de rádio em Ji-Paraná e posso divulgar as empresas que me ajudarem. O que mais desejo é dar sequência a meus estudos", explicou.

ATENÇÃO


Para o professor com docência superior em tecnologias assistidas, Nelson Neves, também portador de deficiência visual, uma situação poderia ser melhor se houve, mas atenção a pessoas não enxergam.
"UE acho o governo Federal deveria propor um lei de projeto, pessoa com deficiência visual para ingressar na universidade fosse isenta de qualquer pagamento. Hoje 73% dos atendido mundiais são carentes e integram uma parte mais pobre da sociedade. Pior não tem recursos para ingressar em uma faculdade. Se esse ensino para oferecido de forma gratuita uma realidade será bem diferente", desabafou Nelson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário