segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Dia 21 de setembro: luta das pessoas com deficiência completa 29 anos

 
A falta de conscientização da sociedade faz com que os aproximadamente 10% da população enfrente uma luta constante em busca de acessibilidade e inclusão social. Em 1982, várias entidades reunidas criaram o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que foi instituído oficialmente pela Lei 11.133 (de julho de 2005), e que representa a luta de milhões de pessoas por igualdade de condições.
Conhecendo estas dificuldades, a Laramara - Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual apoia e promove a inclusão social efetiva da pessoa com deficiência visual (crianças, jovens e adultos). Sua filosofia é sustentada pela crença no potencial humano e no direito às oportunidades para seu desenvolvimento integral.
Foi fundada em 7 de setembro de 1991, pelo casal Victor e Mara Siaulys – pais de uma garota cega – e por um grupo de profissionais atuantes na área, com a intenção de dar oportunidade de educação a muitas crianças e compartilhar experiência com as famílias.
Desde o início o foco do trabalho institucional não foi apenas o atendimento individual da criança, como usualmente se fazia, mas sua educação e inclusão num trabalho que inclui família, escola e comunidade.
A instituição, que completa 20 anos em setembro, presta serviços de caráter socioassistencial, atendendo à seguinte tipificação: atendimento, assessoramento e defesa e garantia de direitos. As ações desenvolvidas estão estruturadas em serviços, programas e projetos e incluem: avaliação das necessidades específicas, atenção oftalmológica especializada, atenção educacional especializada – como complementação à educação regular -, apoio e suporte à inclusão escolar, no trabalho e social das pessoas com deficiência visual, formação de educadores e outros profissionais da área., desenvolvimento de tecnologias de acessibilidade de baixo e alto custo, publicações técnico-científicas, etc.
O Centro de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual desenvolve um trabalho em parceria com a família, escola, empresas e comunidade e está dividido em dois setores, de acordo com as demandas de cada faixa etária, a saber:
- Programa de Atendimento à Criança e Adolescente (CTO) – de zero a 20 anos.
- Programa de Atendimento ao Jovem e Adulto (PROCEJA) – a partir de 15 anos.

Laramara dispõe de uma área de 10.000 m2 distribuídos em cinco prédios, sendo dois deles dedicados às Unidades de Negócios (que colaboram para a sustentabilidade da instituição). A concepção arquitetônica foi baseada nas necessidades específicas das pessoas com cegueira, baixa visão e outras deficiências.
Desde sua fundação até os dias de hoje, atendeu cerca de 9.000 famílias vindas de todo o Brasil e do exterior e tem 600 crianças, jovens e adultos integrados em algum tipo de programa ou serviço, realizando 150 avaliações e 2.500 atendimentos mensais. Possui 300 funcionários

Nenhum comentário:

Postar um comentário