domingo, 11 de setembro de 2011

Ator de Malhação vira amigo de deficiente visual que inspirou personagem

 


Pedro Tergolina (direita), interpreta Felipe, personagem criado pela autora Ingrid Zavarezzi (centro), que se inspirou em Fernando Campos (esquerda) Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo

Vinícius Lisboa
Tamanho do texto A A A
Ivete Sangalo dirigia um dos carros elétricos do Projac quando encontrou um velho amigo. Na hora, ela freou o veículo no meio da rua e correu ao encontro dele, abraçando-o com carinho. Era Fernando Campos, o jovem de 18 anos que inspirou o personagem Felipe da nova temporada de "Malhação". Ele fazia uma visita guiada às instalações da Globo na última quinta-feira e ficou radiante com o acaso. Vidrado em redes sociais, micareteiro e viciado em TV, Fernando não enxerga, mas isso está longe de ser o que mais chama a atenção nele. "Sou o ceguinho mais engraçado que você já conheceu", define o próprio no Twitter.
— Ivete é um amor antigo — brinca ele. — Comecei a ir aos shows dela com 9 anos e nunca parei. Como eu ficava lá na frente, acabamos nos conhecendo.
Bem mais recente é sua amizade com Pedro Tergolina, que interpreta o papel inspirado no deficiente visual. Em julho, o ator passou três dias na casa de Fernando, que mora em Natal, para conhecer o dia a dia do personagem.
Além de conversar bastante, os dois saíram com os amigos de Fernando para ir ao cinema, onde Pedro teve que explicar o filme cena a cena para o colega. Eles foram também a um almoço de família e assistiram ao empate do Brasil com o Paraguai, em 9 de julho.
— Eu observei o comportamento dele em todas as situações. Certos detalhes como o modo de usar a bengala, e de ser guiado, a gente só percebe com atenção — disse Pedro, que também reparou no modo como Fernando usa o computador e o celular adaptados para tuitar.
Fernando estudou teatro na escola e aproveitou o contato com Pedro para viver um laboratório ao inverso, entendendo melhor o ofício de ator. Ele chegou a fazer o teste para interpretar o personagem inspirado nele, mas não passou, o que não quer dizer que desistiu:
— Da próxima vez que voltar ao Projac, espero que seja para trabalhar — diz ele, que também está escrevendo uma minissérie.
A amizade com a autora de "Malhação", Ingrid Zavarezzi, é antiga. Sobrinho de uma amiga de infância da roteirista, ele a conheceu via internet.
— É incrível como as redes melhoram a vida dele. Até esqueço que é cego — conta a autora, que usará o bom humor de Fernando para explorar a leveza do personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário