sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Campeonato escolar e deficiência visual

Campeonato escolar e deficiência visual: o discurso dos professores de educação física

Afonsa Janaína Silva, Edison Duarte, José Julio Gavião Almeida

Resumo


Um dos desafios colocados aos professores da rede formal de ensino, é a atuação perante classes inclusivas, nas quais num mesmo ambiente ensinam-se alunos com e sem deficiência. Dentre as práticas escolares, a Educação Física representa um importante meio para o desenvolvimento global do aluno com deficiência, por proporcionar o reconhecimento dos limites e possibilidades do “corpo” em conjunto ao convívio social. Objetivou-se neste estudo, analisar as concepções dos professores de educação física sobre a participação de alunos com deficiência visual em práticas relacionadas à educação física escolar. Os professores apesar de conscientes do processo de inclusão possuem dúvidas sobre suas implicações e na articulação de seus conhecimentos para atuar. Para uma Educação Física de qualidade é necessário verificar e potencializar o conhecimento que permeia os professores para que atuem de forma adequada diante de todos os alunos.
Texto completo: PDF-BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário