sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Centro de Apoio ao Deficiente Visual realiza programação pelos 10 anos de criação Roraima

ImprimirE-mail
01-Sep-2011
 Érica Figueredo/Secd
O trabalho de inclusão ganha força em Roraima. O Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento das Pessoas com Deficiência Visual (Cap-DV/RR) completa 10 anos de funcionamento, com uma programação comemorativa na sede da unidade até a sexta-feira, dia 2 de setembro.
Nesta quinta-feira (1º), uma panfletagem a partir das 8h30 na Avenida Jaime Brasil vai reunir usuários do Cap-DV, familiares e funcionários. O intuito é distribuir material explicativo sobre as ações e serviços do Centro. As atividades terminam na sexta-feira (2) com dinâmicas e brincadeiras no período da manhã e confraternização à tarde.
Desde o início da semana, a programação foi iniciada com recreação coordenada por alunos do Instituto Federal de Roraima (IFRR) e membros da Associação de Deficientes Visuais de Roraima (Advirr). Foi ministrada ainda uma palestra para sensibilizar as famílias dos alunos atendidos no Centro sobre os cuidados e a convivência com o deficiente visual. Os trabalhos foram coordenados por uma psicóloga e uma coordenadora pedagógica.
“A intenção é mostrarmos a importância da pessoa com deficiência, mostrar aos pais ou familiares como eles devem ajudar a superar limites e a discriminação”, ressalta a diretora do Centro, Francimar Fernandes.
Sobre o Centro - Fundado há 10 anos, o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento das Pessoas com Deficiência Visual (Cap-DV/RR) auxilia estudantes que não enxergam ou têm baixa visão. Na unidade, é possível fazer adaptação e leitura de textos, receber acompanhamento de professores e transcrever material em braille.
Atualmente, 75 alunos recebem acompanhamento de profissionais, sendo 20 nas dependências do Centro e 55 nas escolas da capital. Para realizar as atividades, são 50 funcionários entre técnicos, servidores e professores.
As atividades ocorrem de segunda-feira a quinta-feira nos três turnos, sendo a sexta-feira dedicada ao encontro pedagógico da equipe.
“Nosso trabalho é fundamental para a educação básica. A sociedade deveria conhecer melhor o centro e valorizar o trabalho desenvolvido. Afinal no CAP nós também fazemos a capacitação do professor do ensino regular que lida diariamente com o aluno que tem deficiência visual”, reforça a diretora, Francimar Fernandes.
Até o fim de setembro, as ações do CAP-DV vão ser dinamizadas com a inclusão do MEC Daisy, um novo software que permite maior agilidade na leitura de textos e navegação na internet.
O Centro é uma das unidades da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (Secd). O endereço é Avenida Santos Dumont, nº439, bairro São Pedro. Outras informações pelo e-mail cap_dvrr@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ou no telefone 3621-3688.

Nenhum comentário:

Postar um comentário