quarta-feira, 7 de setembro de 2011

tecnologias para pessoas com deficiência visual

Recursos de acessibilidade: tecnologias para pessoas com deficiência visual

Data:
Ter, 08/11/2011 - 09:00 - 18:00
Data: 08/11/2011, Horário: das 09h00min h às 18h00min h, Carga Horária: 8 horas
Descrição: Mostrar aos participantes alguns dos recursos de acessibilidade que existem para as pessoas com deficiência visual. Também trabalharemos o conceito de Tecnologia Assistiva, definindo-a e a sua importância na educação especial. Na segunda parte do curso haverá um trabalho prático para o conhecimento do uso do computador (hardware e software) pela pessoa com deficiência visual.
Metodologia:
O curso será dividido em parte teórica e prática. Pela manhã será dada a teoria e ao final desta um pequeno debate com os participantes sobre o tema apresentado. À tarde trabalharemos em forma de oficina com o objetivo dos participantes vivenciarem no computador o uso de softwares específicos e leitor de tela.
Tópicos que serão abordados:
- O que é Acessibilidade
- O que é Tecnologia Assistiva e suas áreas de estudo
- A Tecnologia Assistiva na educação
- Recursos que podem ser usados por alunos com deficiência visual
- Softwares Específicos
- O que são leitores de tela
- Tipos de leitores de tela
- Exemplos de leitores de tela
- Conhecendo leitores de tela
- Onde encontrar
Recursos necessários:
. Aula da manhã - teórica em sala de aula comum com data-show e áudio.
. Aula da tarde – oficina em laboratório de informática, data-show e áudio, fones de ouvido para cada micro (será necessário que os softwares e leitores de tela sejam instalados com antecedência nos micros).
** 1 ou no máximo 2 participantes por microcomputador.
Mini-currículo do ministrante:
Profa. Mara Yáskara Nogueira Paiva Cardoso, é pesquisadora na área da Educação a Distância em formação docente e na aplicação das tecnologias da informação e comunicação na educação. Foi responsável pelo projeto e implementação da oficina de informática da ADEVIRP – Associação dos deficientes visuais de Ribeirão Preto/SP e professora de informática para alunos com deficiência visual. Foi coordenadora de Educação a Distância, em Instituições de Ensino Superior. É a atual tutora dos cursistas com deficiência visual do curso a distância de ingressantes ao concurso PEB II da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo pela Escola de Formação de Professores em parceria com a Fundação Padre Anchieta e a ong Mais Diferenças. É avaliadora institucional ad hoc do ensino superior do MEC/INEP, docente do ensino superior, doutoranda e mestre em educação com MBA em Gestão e Estratégia Universitária e especializações em Educação a Distância, Educação Especial e Administração com ênfase em Análise de Sistemas.
Investimento: 380,00 (320,00 ara inscrições até o dia 20 de outubro, 350,00 para inscrições até dia 03 de novembro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário