quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Biblioteca do MS recebe pessoas com deficiência visual

 

Painel de Athos Bulcão integra roteiro de programa sobre arte e educação patrimonial

Painel Athos BulcãoPor meio do toque, crianças e adultos com deficiência visual foram apresentados ao painel de Athos Bulcão, localizado na Biblioteca do Ministério da Saúde. Em 24 e 25 de agosto, o público-alvo do projeto Brasília Tátil – Percepção e criação artística a partir do toque visitou o painel e outras obras de artistas representativos de Brasília. O painel, patrocinado pela Fundação Banco do Brasil, concretizou a inclusão da Biblioteca na rota cultural da capital.
Desde outubro de 2010, o Brasília Tátil tem promovido um roteiro turístico para pessoas com deficiência visual e alunos de escolas inclusivas do Distrito Federal. Segundo a coordenadora, Luciana Lopes, a ideia é proporcionar conhecimento e educação patrimonial, além de contato com a arte, a fim de contribuir para a inclusão social.
Ainda segundo a coordenadora, como parte do programa, são privilegiadas obras e esculturas com potencial tátil, “que apresentem volume e textura interessantes e representem personalidades de Brasília, como os vitrais e os anjos da Catedral, além das criações de Niemeyer, Burle Marx e Athos Bulcão”, explica.
Nas visitas à Biblioteca do MS, o painel foi interpretado de diversas formas. Entre as particularidade dos “olhares”, os relevos em madeira, trabalhados em formas geométricas, foram percebidos como comprimidos, grãos de café e olhos de serpente. Com a habilidade e precisão do toque, as pessoas com deficiência visual descobriram que os círculos do painel não são do mesmo tamanho. Para tirar a dúvida, os organizadores mediram as formas e constataram a assimetria da obra.
O projeto levou adultos com e sem deficiência visual à Biblioteca e aos outros locais integrantes do roteiro, como o Palácio do Itamaraty e a Câmara dos Deputados. A intenção dos organizadores foi possibilitar a quem enxerga vivenciar a realidade de uma pessoa cega. Esses participantes foram vendados e tiveram de usar outros estímulos, como o tato. Aprenderam também a melhor forma de auxiliar uma pessoa com deficiência visual. “Não é você que conduz a pessoa que está sendo ajudada, é ela que pega no seu braço e dita o ritmo da passada, por exemplo”, explica Luciana.
À época da seleção das obras de arte, dois condutores do projeto, que são pessoas com deficiência, ajudaram a testá-las, e o painel do Athos Bulcão da Biblioteca foi considerado uma das peças mais interessantes.
O Brasília Tátil é uma parceria entre a Associação Brasileira de Deficientes Visuais (ABDV) e a Tríade Patrimônio, Turismo e Educação, com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Mais informações sobre o programa:
61 3322-9718
61 9558-4435
brasiliatatil@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário